No dia 17 de Agosto de 2011, Brasília parou para ver e ouvir milhares de mulheres que marcharam por um desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil floriu as ruas da capital e, mais uma vez, trouxe visibilidade para a agenda política e reconhecimento político e social das mulheres.
Em sua quarta edição, a Marcha das Margaridas é resultado de uma longa e cuidadosa preparação. A construção do cadernos de textos e da pauta envolve todas as regiões do Brasil e uma parceria entre vários movimentos, num processo democrático que antecede em meses a realização do evento. No dia 16 de agosto, delegações de todo o Brasil, incluindo 400 mulheres do MMTR-NE, chegaram à Cidade das Margaridas. Grupos produtivos de mulheres do Movimento tiveram oportunidade de exibir e comercializar seus produtos na Mostra das Margaridas.
Na Abertura Política, o MMTR-NE esteve na mesa, representado pela Secretária Executiva, Maria Verônica de Santana, agricultora assentada de Sergipe. Militante há 25 anos, Verônica emocionou as participantes com seu discurso sincero e real. Ela também esteve no Ato de Encerramento, quando a Presidenta Dilma entregou o Caderno de Respostas às reivindicações das mulheres. Sobre a importância desse diálogo propositivo, Verônica afirmou: "Evoluímos na construção de uma plataforma política do ponto de vista feminista".
Para ler o Caderno de Respostas, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário