quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Interculturalidade


O Convênio para o Empoderamento de Mulheres Populares Diversas em Colômbia, Equador, Peru e Brasil, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e com duração de 4 anos, é executado no Brasil por três organizações parceiras: Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste. Dentro dele foram criados 4 grupos de trabalho, sendo eles: Participação Política; Enfrentamento a Violência; Autonomia Econômica e Interculturalidade. Esses temas devem ser trabalhados e refletidos entre todas as organizações dos quatro países.
No dia 30/08, o tema em questão era interculturalidade: a diversidade nas identidades de gênero, raça, e etnia. A roda de diálogo sobre o tema aconteceu na sede da Casa da Mulher do Nordeste, com a presença de Itanacy, da Casa da Mulher do Nordeste; Silvia Cordeiro e Flávia Lucena, do Centro das Mulheres do Cabo; Gabriela Monteiro e Caroline Casé, do MMTR-NE; Raquel Santana, jornalista e mestranda em comunicação e extensão rural e desenvolvimento local; e a convidada Ceiça Axé, da Rede das Mulheres de Terreiro.
No encontro, a proposta do Convênio foi sendo discutida aos poucos, para melhor entendimento do ponto de vista da convidada presente. Foram discutidas as diversas religiosidades, onde entendemos que cada religião tem um modo de pensar sobre preceitos morais da vida, as diferentes identidades. E a necessidade de conviver em harmonia entre as diferenças culturais.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um país de Margaridas



No dia 17 de Agosto de 2011, Brasília parou para ver e ouvir milhares de mulheres que marcharam por um desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil floriu as ruas da capital e, mais uma vez, trouxe visibilidade para a agenda política e reconhecimento político e social das mulheres.


Em sua quarta edição, a Marcha das Margaridas é resultado de uma longa e cuidadosa preparação. A construção do cadernos de textos e da pauta envolve todas as regiões do Brasil e uma parceria entre vários movimentos, num processo democrático que antecede em meses a realização do evento. No dia 16 de agosto, delegações de todo o Brasil, incluindo 400 mulheres do MMTR-NE, chegaram à Cidade das Margaridas. Grupos produtivos de mulheres do Movimento tiveram oportunidade de exibir e comercializar seus produtos na Mostra das Margaridas.


Na Abertura Política, o MMTR-NE esteve na mesa, representado pela Secretária Executiva, Maria Verônica de Santana, agricultora assentada de Sergipe. Militante há 25 anos, Verônica emocionou as participantes com seu discurso sincero e real. Ela também esteve no Ato de Encerramento, quando a Presidenta Dilma entregou o Caderno de Respostas às reivindicações das mulheres. Sobre a importância desse diálogo propositivo, Verônica afirmou: "Evoluímos na construção de uma plataforma política do ponto de vista feminista".


Para ler o Caderno de Respostas, clique aqui.